PCP

Esta consultoria objetiva preparar o sistema produtivo das empresas para se planejarem em termos de capacidade de produção e necessidade de materiais e, além disso, controlar toda produção identificando restrições e solucionando-as. Algumas empresas do Divino Minas e do Projeto Gestão Comercial estão realizando ações de mercado em parceria com o Sebrae, com o Sinvesd, com a Fiemg e com a ABIT e, um dos problemas (gargalos) encontrados é a falta de planejamento do sistema produtivo que têm gerado muitos atrasos, má qualidade dos produtos e às vezes até entregar produtos de forma equivocada.

Com o crescimento da competitividade interna e externa, empresas que queiram desenvolver uma capacidade competitiva é primordial que elas possam primordialmente ter um comprometimento na entrega dos produtos.

Resultados


– Redução no atraso médio dos pedidos;
– Melhorar da acuracidade dos pedidos
– Melhorar a qualidade técnica do produto;
– Implantar indicadores de desempenho no sistema produtivo;
– Aumentar 10% de produtividade homens/peça;
– Reduzir o custo operacional em 4%;
– Melhorar o método de trabalho dos funcionários;


Estes resultados contribuem diretamente para os resultados finalísticos e intermediários do projeto Geor da Confecção de Divinópolis.

O Projeto Oficina de Design – Caso a Caso é composto pelas seguintes ações:

  • Identificação do foco de aplicabilidade da consultoria;
  • Capacitação específica preparatória ao processo de consultoria;
  • Consultoria aplicada a três áreas distintas da indústria de confecção:
    • Produto ( Design e Comercialização);
    • Processo Produtivo;
    • Modelagem.

 

IDENTIFICAÇÃO DO FOCO ATUAÇÃO DA CONSULTORIA: 4 h /empresa (10 empresas)

Levantamento realizado por consultor especialista, que verificará as condições gerais de operação de cada empresa e definirá junto com o empresário qual será o foco de atuação de consultoria.

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS: 8 horas

Reunião com os empresários participantes para apresentação dos resultados do processo de identificação dos focos de consultoria e formação dos grupos de capacitação teórica.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TEÓRICA: 20 h/grupo

Serão realizados 03 programas de capacitação teórica, com 20 horas cada um (Design & Comercialização, Modelagem e Processo Produtivo), divididos em aulas diárias de 4 horas, durante 5 dias úteis consecutivos. Os 03 programas são abertos a todas as empresas participantes uma vez que cada um deles se destina a profissionais de áreas distintas.

Conteúdo Programático para Design & Comercialização (20 horas)

Capacitação centrada em design e comercialização, onde são firmados os conceitos de estratégias de pesquisa, diferenciação e desenvolvimento de produtos e/ou coleções, através da estruturação e implementação de um planejamento estruturado, com bases em metas estratégicas e comerciais. Serão abordados os conceitos de definição do público-alvo; metodologia da pesquisa para o design;  desenvolvimento de projetos de coleção, identidade corporativa e marca.

Conteúdo Programático para Processo Produtivo (20 horas)

Capacitação centrada em informações que visam dotar as empresas de confecção de sistemas de trabalho otimizados, que proporcionem a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade, em relação a produto, fluxo do processo, sistemas de trabalho, layout, aspectos ergonômicos, sistema de análise e controle do processo e documentos.

Conteúdo Programático para Modelagem (20 horas)

Capacitação centrada em informações que visam melhorar o caimento e a vestibilidade dos produtos. Serão abordados os conceitos de antropometria, ergonomia, medição, tabelas, construções básicas, folgas e graduação.

PROGRAMA DE CONSULTORIA: 40 h/empresa (8horas/dia, durante 5 dias úteis consecutivos, por empresa participante do projeto, para no máximo 10 empresas ), totalizando 400 horas)

Foco Produto (Design & Comercialização)

Análise e proposta de soluções para as áreas de pesquisa, criação e desenvolvimento de produto e projeto de coleção. Orientação para a estruturação básica de um plano de negócios com ênfase em posicionamento de produto, identidade visual e personalidade de marca.

Foco Processo Produtivo

Nesta fase se penetra especificamente no ambiente produtivo da empresa, procedendo a uma análise das condições organizacionais no processo produtivo, visando às correções das deficiências técnicas e tecnológicas, e a implantação de sistemas de trabalho mais racionais e produtivos que proporcionem a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade.

Foco Modelagem

Nesta fase há uma verificação geral do processo de modelagem (tipo de produto, local da modelagem, o modelista, pilotista, os moldes, as referências, etc…), apresentação geral do desenvolvimento de produtos (medição, tabela de medidas, público-alvo, tecidos, maquinário, bases, interpretação e draping), análise dos produtos da empresa (estado dos moldes, caimento, possíveis alterações), desenvolvimento de bases para interpretação, aprovação e graduação e controle de qualidade.